2 de fevereiro de 2017 admin_tgm

Estudo de presença digital: por que ele é tão importante no seu planejamento de marketing?

Realizar o estudo de presença digital antes de dar início a qualquer ação de marketing dentro da internet não é algo supérfluo, mas sim um passo essencial para não dar um tiro no escuro e perder tempo e investimento. Por que? Confira no texto.

Estudo de presença digital: por que fazer?

Para ilustrar bem esse tema, vamos de “historinha”:

Sua empresa pretende investir em marketing digital e para isso procura uma agência especializada no tema.

Você fecha o contrato e a agência começa a publicar posts nas suas redes sociais, que viviam abandonadas, mas hoje tem três ou quatro publicações diárias.

O estranho é que mesmo com publicações constantes e impulsionamento, o retorno para o seu negócio anda quase que mínimo, para não falar zerado.

Por que isso aconteceu?

Para alcançar o retorno desejado com as mídias digitais não basta publicar conteúdo e impulsioná-los, sem antes conhecer quem é o seu público na internet e o que eles PRECISAM/BUSCAM.

A grande sacada é adaptar a oferta à demanda. E aí sim, criar uma comunicação eficiente que chegue às pessoas certas.

É por isso que, antes de mais nada, para que um projeto de marketing digital dê certo é fundamental a realização do estudo de presença digital, para conhecer a fundo o comportamento da marca e de seus consumidores dentro da internet.

Como fazer um estudo de presença digital?

Como diria a cantiga infantil amplamente conhecida “Parece fácil, mas é difícil…”.

Um bom estudo de presença digital requer tempo da empresa que se propõe a trabalhar o marketing digital, afinal de contas eles irão vasculhar a internet de ponta a ponta, registrando tudo o que há de interessante para melhorar o posicionamento do seu negócio.

Mas, para te mostrar mais ou menos um passo a passo do que fazemos na TGM, o estudo de presença digital se baseia em:

1. Análise do briefing respondido pelo cliente

Estudo de presença digital

Essa 1ª etapa é essencial, pois é a partir do briefing do cliente que coletamos as informações para dar início às pesquisas. Principais concorrentes, palavras-chave mais usadas e sites referenciais são alguns dos itens contidos nesse briefing.

2. Análise das redes sociais
Estudo de presença digital

Sua empresa tem Facebook, Instagram, Google+, Twitter ou Linkedin?

Esse é o momento em que avaliamos a atuação da sua empresa nas redes sociais, apontando as qualidades e pontos a serem melhorados em cada uma delas, apresentando a ferramenta e estratégia certa para tanto.

3. Pesquisa Google
Estudo de presença digital

Você já experimentou jogar o nome da sua empresa no Google e ver o que aparece? Ou mesmo a palavra-chave de maior destaque para a sua empresa, e ver se aquele que você considera seu concorrente é mesmo seu concorrente?

É isso o que fazemos quando realizamos a pesquisa Google. Verificamos todos os links relacionados ao seu negócio e é nessa hora que descobrimos informações importantes para o sucesso da sua estratégia.

4. Estudo de concorrência
Estudo de presença digital

Depois de levantar seus concorrentes através do estudo do briefing e da pesquisa Google, nós investigamos tudo o que eles fazem:

Tem Facebook? Fazem Google Adwords? Quais palavras-chave usam e por quanto sai o lance? O site deles é melhor que o seu? Trabalham com funil de vendas?

Depois, realizamos um paralelo entre o que a sua empresa possui e como está em relação à concorrência, traçando a melhor estratégia de marketing digital para o seu negócio.

5. Estudo e elaboração de persona
Estudo de presença digital

Aqui entra um ponto crucial para o seu negócio: quem é a pessoa que compra de você na internet?

Dentro do estudo e elaboração de persona, levantamos as informações necessárias para definir o perfil (ou os perfis) de quem compra de você.

Para isso, desenvolvemos um “Mapa da Empatia”, que desenha quem é o seu consumidor, o que pensa, qual sua dor, seu objetivo, como ele consome, em qual rede social ele está e como deverá ser o tom usado na comunicação.

Depois colocamos os dados em um relatório e apresentamos nosso estudo de presença digital.

Mas nosso estudo nunca é finalizado, pois procuramos sempre por novidades que interajam com a estratégia traçada para o marketing digital dos nossos clientes.

E é sobre estratégia que falamos aqui. 

Tagged: , , , ,