14 de março de 2017 admin_tgm

Publicação, propagação e mensuração de conteúdos nas redes sociais

Depois da criação de conteúdo, partimos para a etapa da publicação, propagação e mensuração de resultados. A TGM faz assim, ó:

Publicação, propagação e mensuração

Publicação:

O conteúdo já está pronto e aprovado pelo cliente, agora vem a hora de publicá-lo nas frentes digitais escolhidas pela empresa e definidas por meio do planejamento de marketing estratégico.

Facebook, Instagram, Linkedin, Google+, Pinterest, blog, e-mail, Youtube… não importa qual a rede social, seu conteúdo vai para lá!

Para isso pesquisamos, através de ferramentas diferenciadas e da própria plataforma social, quais são os melhores horários para publicar seu conteúdo (pensando que o alcance orgânico vale muito para a sua empresa).

Propagação:

Essa é a hora que muitos clientes se animam, afinal de contas vamos apertar o botão do “Impulsionar Publicação”. Mas não é assim, tão simples.

Para que a sua mensagem chegue nas pessoas certas e converta no objetivo desejado, é necessário ajustar alguns pontos que antecedem o impulsionar.

Por exemplo: se você tem um e-commerce de roupas que atende apenas estados do sul e sudeste do Brasil, do que adianta você impulsionar uma publicação no Facebook ou montar um anúncio no Google Adwords que vá até a Bahia, não é mesmo? Aqui é o momento de sermos assertivos para que o seu dinheiro renda o máximo possível.

Neste caso, se anunciarmos para o Brasil todo, você estará jogando uma boa parte do seu orçamento para promoção no lixo já que, por mais que consumidores da Bahia se interessem, seu e-commerce não é capaz de atendê-los e o trabalho de marketing não cumpriu com o esperado, que é trazer retorno para o seu negócio sobre cada anúncio feito.

Para que isso não aconteça, é criado um perfil de público ideal para o seu negócio, respeitando as características da persona citada no estudo e planejamento (olha aí a importância do que escrevemos aqui e aqui). É feito a delimitação de região demográfica, perfil, interesses, sexo, idade e a seleção de outras informações importantes que compõe a criação desse perfil.

Se necessário, cada publicação é feita e impulsionada para um grupo em específico, dependendo do produto ou serviço oferecido pela sua empresa.

Mensuração de resultados e ajustes:

Aquele conteúdo publicado deu certo? Se não deu, será que foi por causa da imagem ou do texto? O público é outro? O que precisa mudar?

Marketing digital não é ciência exata (estamos falando sobre relacionamento com pessoas) e sua estratégia precisa ser monitorada e ajustada frequentemente, o que é super necessário.

Lidamos com pessoas e, por mais que saibamos quais são seus comportamentos na internet, um ou outro post, e-mail ou anúncio no Adwords pode não chamar a atenção como pretendia, por isso estamos sempre atentos às métricas, para não deixar passar nada que possa afetar a sua campanha.

Após a publicação, propagação e mensuração dos resultados, chega a hora de apresentar ao cliente o relatório mensal com tudo o que aconteceu – em números – nas redes sociais dele, funis de vendas, etc.

Mas relatório é assunto para o nosso próximo post. Clique aqui e veja.

Tagged: , , , ,